terça-feira, 10 de maio de 2011

1981 - Kleiton & Kleidir


Para a difícil tarefa de definir memória e nossa relação com ela, incialmente apelo para o dicionário. Dentre elas, escolho duas: "1 Faculdade de conservar ou readquirir idéias ou imagens. 2 Lembrança, reminiscência: Memória do passado". Ainda mais complicada é a tarefa de expor as nossas. Algumas vezes, no intuito de mostrar-me um pouco mais através de disco, rua, palavra, adjetivo ou qualquer outra reminiscência, corro o risco de ser mal interpretado. Acho que é minha eterna mania de expor-me. Juro não fazer por mal, mas advogar em causa própria é também caminhar por terrenos ardilosos.
Agora o leitor pergunta a razão deste primeiro parágrafo. Este disco tem para mim enorme valor sentimental. Lembro de incontáveis manhãs de sábado em que acordei ao som de "Navega Coração", meu pai com amigos na sala e eu emburrado tomando café da manhã. Deve ser por isso que até hoje gosto de acordar cedo aos sábados, algum resquício afetivo registrado em meu inconsciente. Talvez a música represente para mim eterno refúgio para aquelas inesquecíveis e aconchegantes manhãs e daí todo meu amor por ela.
Sobre a faculdade de readquirir idéias ou imagens, exponho mais uma memória. Durante certo período de minha vida sustentei que queria navegar por mares desconhecidos. Admito que o medo desta navegação não residia no desconhecido e sim na incerteza de minha bússola, que até hoje tenho dúvidas sobre para onde ela aponta. Tenho impressão que Kleiton e Kleidir deixaram algo profundamente registrado em mim: "Desde os tempos de menino / Aprendi a navegar / Com as bússolas / Que eu mesmo inventar".
Sobre o disco em si, tem muita coisa que precisa ser dita, mas simplesmente listarei alguns músicos envolvidos no projeto: Wagner Tiso, Sivuca, Vitor Ramil, Robertinho Silva etc.

01 - Deu pra ti
02 - Lagoa dos Patos
03 - Vinheta uni duni tê
04 - Estrela, Estrela
05 - Vinheta Lagoa dos Patos
06 - Semeadura
07 - Couvert artístico
08 - Paixão
09 - Vinheta n'heco n'heco
10 - Trova
11 - Noite de São João
12 - Vinheta do Sivuca [Lagoa dos Patos]
13 - Navega coração

Nenhum comentário: