quinta-feira, 12 de maio de 2011

1975 - Jorge Ben & Gilberto Gil - Gil & Jorge, Ogum Xango


Conheci este álbum nos [nem tão saudosos] tempos de baixar mp3 via napster ou emule, não lembro bem. Recordo a enorme expectativa para ouvir a união destes dois artistas que aprecio demais. Resultado foi enorme desilusão. Disco extremamente experimental que em quase nada lembra o Gil e o Jorge aos quais estava acostumado.
Os anos passaram com aquele pré-conceito estabelecido. Alguns meses atrás, grande amigo veio falando deste disco, que é bom demais etc e talz. Não só discordei como fiz questão de trocar o som. Mas a insistência foi grande e fomos escutá-lo.
O reencontro com esta pérola fez então sentido. O entrosamento entre os dois é algo desconcertante. Arrisco dizer que este é o trabalho em que ambos ficam mais próximos à psicolodelia. Disco gravado em clima de jam session em que eles exploram riffs, melodias, ritmos e vozes de maneira libertária.
Ouço agora e entendo que a junção de Gil e Jorge merecia disco nem um pouco óbvio, afinal de contas, estamos falando de dois dos mais melódicos e inovadores músicos populares brasileiros. Ou seja, temos Gil e Jorge remexendo suas mais profundas raízes sonoras em união simbiótica.

01 - Meu glorioso São Cristovão
02 - Nega (Photograph blues)
03 - Jurubeba
04 - Quem mandou (Pé na estrada)
05 - Taj Mahal
06 - Morre o burro, fica o homem
07 - Essa é pra tocar no rádio
08 - Filhos de Gandhi
09 - Sarro


PS: Vale mencionar que Eric Clapton ouviu Gil e Jorge tocando juntos e não só ficou impressionado com o resultado como foi dos maiores incentivadores para que eles registrassem esse encontro.

Nenhum comentário: