quinta-feira, 26 de maio de 2011

2008 - Sérgio Benevenuto - Onde Andará Ruff Cutz?


Situo o leitor com transcrição de trecho do release de Benevenuto. "(...)tem como parceiro um banco de loops de bateria chamado Ruff Cutz, uma paródia a 'rough cuts' ('takes toscos' ou 'cortes toscos'), gravados por um músico holandês descoberto em suas pesquisas [de Sérgio] na internet."
Sérgio Benevenuto, produtor musical, professor, arranjador e músico, após longa caminhada nos bastidores da música, lançou seu primeiro disco em 2008. Com interessante proposta de fazer disco "cinematográfico" em que melodias facilmente convertem-se em imagens, recrutou competentes músicos para gravar "Por Onde Andará Ruff Cutz". A intenção foi fazer disco de malemolente pegada em que os artistas estariam livres para suingar, não muito presos a script pré-estabelecido. Por considerar-se mais arranjador e produtor, Sérgio empenhou maior esforço em arranjos e melodias ao invés de virtuose em solos de instrumentos.
Ouço "Ruff Cutz" e tenho impressão de ver Sérgio passeando dentro do universo musical que o circula. É obra do artista olhando para fora, como bem ilustra a capa, a procura está pelas ruas de suas cidades .
Gosto muito do diálogo entre duas vozes nas faixas "As Franjas do Vestido de Sônia" (flauta em sol que me remete às praias de Los Angeles de um lado e trompete de noites de jazz em NY do outro) e "O Suingue do Menino no Molejo Dela", repletas de cadência jazzística e interessante suingue. Destaco também a faixa "Cores da Alma" que tem pegada intimista e belíssima instrumentação.

01 - Ocrópteros
02 - As Franjas do Vestido de Sônia
03 - De Repente na Cidade Tour
04 - Cores da Alma
05 - Mas a Parada é Dupla
06 - Absinto
07 - Kalma Lá,Vizim
08 - Mania de Perseguição
09 - O Suingue do Menino no Molejo Dela
10 - Onde Andará Ruff Cutz?

Nenhum comentário: