segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Take It Easy My Brother Charles

Taí um cara que sou fanzaço! O Jorge sabe muito bem colocar toda a brasilidade em tuas músicas... fala do malandro, canta samba, fala de futebol, de festas, do morro, azaração, amor etc e tudo isso com batida e suíngue únicos. Não é a toa que as músicas do cara são regravadas por artistas das mais variadas vertentes (e nacionalidades). Uma clássica em regravações é "Mas Que Nada"... várias bandinhas "cool" estrangeiras fazem questão de fazer regravações.
Mas não pára por aí, no Brasil temos Caetano Veloso, Mutantes, O Rappa e mais uma penca de artistas que fizeram versões para músicas do Jorge. Sem contar com a influência que ele exerce em outro monte de artistas, dentre eles, a mais nítida é no "Seu Jorge", há quem diga que este não passa de uma cópia barata do Jorge Ben. Eu discordo disso, mas o som lembra muito mesmo.
Agora uma coisa que não dá mais pé é ir a um show dele. Showzinho altamente burocrático e que não empolga... ele já podia estar aposentado, mas ainda tem a capacidade de lotar as casas e encher o bolso, então acho que não faz sentido mesmo ele parar. De qualquer forma, o cara merece todo o respeito, pois tem uma obra muito consistente e discos que merecem ser ouvidos sem parar.

Take It Easy My Brother Charles

(Jorge Ben)

Take it easy my brother Charlie
Take it easy meu irmão de cor

Pois a rosa é uma flor
A rosa é uma dor
A rosa é um nome de mulher

Rosa é a flor da simpatia
É a flor escolhida no dia
Do primeiro encontro do nosso dia
Com a vida querida
Com a vida mais garrida
Take it easy Charlie

Take it easy my brother Charlie
Take it easy meu irmão de cor

Depois que o primeiro homem
Maravilhosamente pisou na lua
Eu me senti com direitos, com princípios
E dignidade
De me libertar

Por isso, sem preconceitos eu canto
Eu canto a fantasia
Eu canto o amor, eu canto a alegria
Eu canto a fé, eu canto a paz
Eu canto a sugestão
Eu canto na madrugada
Take it easy my brother Charlie
Pois eu canto até prá minha amada
Esperada, desejada, adorada

Take it easy my brother Charlie
Take it easy meu irmão de cor
Charlie, take it easy my boy
Take it easy my friend
Olha como o céu é azul
Olha como é verde o mar
Olha que sol bonito, Charlie

Take it easy my boy
Take it easy my friend
Tenha calma meu amigo

Nenhum comentário: