quinta-feira, 16 de junho de 2011

2006 - Francis Hime - Arquitetura da Flor


"Arquitetura da Flor" é daqueles discos que começam a envolver por capa e título. Lembro-me de minha adolescência e de incontáveis CDs que comprei por conta de título inusitado ou desenho bem feito. Fato é que muitas vezes, o que parecia interessante, transforma-se em profunda decepção. Felizmente, neste caso, ouvir o disco revela-se experiência ainda mais inquietante. A sugestão de associar flor e planejamento (arquitetura), soou-me confusa e sem cabimento. Como misturar rosas e concreto? Como planejar forma de planta que vai brotar?
Felizmente, Hime vem sugerir algumas intepretações com seus timbres, palavras e versos pra lá de passionais. Neste disco em que assume tom confessional, Francis foca em melodias e hamonias, deixando para trás uma das marcas registradas de seus trabalhos: a grandiosidade orquestral. Nesta contundente confissão, não param de brotar sugestivas palavras como saudade, sofrer, adeus, sonhador, vida, morte, fúria, solidão, chegada, partida etc. Fico com impressão de ouvir um coração descompassado que tenta recompor frustrada história de amor e a partir daí, a idéia de arquitetar uma flor faz sentido, pois seria esse o método adotado por Francis para reescrever amargo passado com leves e envolventes melodias.
Para finalizar, vale destacar os músicos envolvidos no projeto: Ricardo Silveira (guitarra e violão), Jorge Helder (baixo), Kiko Freitas e Téo Lima (bateria), Marcelo Costa (Percussão), Vittor Santos (trombone), Jessé Sadoc (trompete), Marcelo Martins (sax e flauta), Hugo Pilger (violoncelo), Cristiano Alves (clarineta).
Disco para ser ouvido em cada detalhe e calmamente digerido.

01 - A invenção da rosa
02 - Gozos da alma
03 - Sem saudade
04 - Palavras cruzadas
05 - A musa da TV
06 - Desacalanto
07 - Do amor alheio
08 - A dor a mais
09 - Mais-que-imperfeito
10 - Cadê
11 - História de amor
12 - O mar do amor total

3 comentários:

Mirela Leme disse...

Por aqui não existir um botão "curtir", publiquei lá no meu facebook.

Anônimo disse...

opa, tive estado fora uns tempos - quanta coisa legal apareceu por aqui nos últimos dias.

Uma Música Por Dia disse...

Mirela, valeu! Publica mesmo e ajude-me a disseminar a música mundo afora! rs
Renato, a tentativa é trazer cada vez mais coisas bacanas e passear por diferentes universos musicais!
Abraços