sábado, 26 de julho de 2008

1991 - Metallica - The Black Album


É difícil analisar o “Black Album” simplesmente por suas músicas, e não pela grande mudança que representou na história da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos. Sim, porque se antes de seu lançamento o Metallica era apenas uma banda de metal puro e consistente, mas restrita ao público cabeludo, a partir deste disco se tornou um grande hit, passando a ser respeitada no mundo da música como um todo, e consolidando seu estilo próprio de fazer rock.

O gênero do metal sempre foi marcado por exaltar as habilidades dos instrumentistas, as vezes criando músicas extremamente complexas. E foi nessa linha clássica que o Metallica surgiu com seus 4 primeiros discos, com um som rápido e pesado ao mesmo tempo, além de boas letras, no geral. Mas como todo mundo muda um dia (nota-se inclusive a mudança da voz – agora mais grave - de Hetfield, que já não era mais o adolescente cheio de espinhas e franja-anos-80 de “Kill’em All”), a banda mostrou amadurecimento ao trocar os excessos de riffs complexos por um som mais forte e constante, o que resultou em emplacar praticamente todas as faixas deste disco como clássicos do rock.

O Black Album é provavelmente o disco de Heavy Metal mais vendido de todos os tempos, e esse fato, alinhado com a simplificação das composições, fez muitos fãs antigos se sentirem traídos (azar o deles!) e pregarem que este foi o início da decadência da banda. Mas eu lembro que “Thriller” e “The Dark Side of The Moon”, dois campeões de vendas da história da música, são verdadeiras obras-primas, muito mais pela sua qualidade do que pela “comercialidade” do som. E mesmo nas “baladas” do disco (The Unforgiven e Nothing Else Matters), a banda inova, mesclando batidas e riffs de peso com partes mais lentas, sem deixar o ritmo de Enter Sandman e Wherever I May Roam, por exemplo, cair. Tudo isso faz desse disco, um dos raros, que dá pra ouvir todo dia sem enjoar.

Texto de Alexandre Haikal

PS: O Haikal também queria escrever umas três páginas, mas se conteve e disse quase tudo que queria em apenas 3 parágrafos.

01 - Enter Sandman
02 - Sad But True
03 - Holier Than Thou
04 - The Unforgiven
05 - Wherever I May Roam
06 - Don't Tread On Me
07 - Through The Never
08 - Nothing Else Matters
09 - Of Wolf And Man
10 - The God That Failed
11 - My Friend Of Misery
12 - The Struggle Within

BAIXE AQUI "THE BLACK ALBUM"!!!

Um comentário:

Alan Cosme disse...

Legal, aqui tem Metal também!!
Dica: pra quem curte rock e gosta de música bem experimental procure pelo gênero Avant-Garde Metal.

www.tolkienmetal.blogspot.com