terça-feira, 29 de julho de 2008

1995 - Radiohead - The Bends


"É interessante acompanhar o arco que a carreira desse grupo descreve, um arco que aponta para o tempo da síntese, voltando após muitos barulhos (alguns necessários, outros nem tanto) para um sentimento mais simples da canção. "The Bends" faz parte da primeira parte deste arco, em sua ascensão para o que viria a ser "Ok Computer", "Kid A", e outros discos que marcaram a banda até agora.

Primeiramente, "The Bends" é uma aula sobre guitarra. São três, quase o tempo todo, e não sentimos a atmosfera sonora saturada por elas. Portanto, é um disco a ser observado por quem faz rock. É também um disco de transição, um elo entre o início não muito promissor de "Pablo Honey" (seu primeiro disco) e "Ok Computer", considerado por alguns como a obra prima do grupo. É realmente impressionante como a trajetória desses três álbuns revelam uma "evolução" que foge dos padrões dos grupos de rock em geral. Há muito pouca repetição. Cada disco é um desenvolvimento claro, e conta uma história bem diferente da anterior. Ao se escutar "The Bends", vemos uma distância grande entre ele o primeiro disco, do mesmo modo que ao escutar seu sucessor temos uma impressão parecida. E o que se escuta em "The Bends" afinal?

O talento para compor canções de Thom Yorke; o estilo único da guitarra de Johnny Greenwood (que a este momento já fez escola dentro do rock, e que nesse disco já atinge uma maturidade); ouvindo-se atentamente, já podemos notar de forma sutil o modo característico do baterista Phil Selway tocar. Nos trabalhos posteriores, ele iria se tornar um dos bateristas mais inventivos da cena musical atual. Enfim, tudo isso ilustra bem a principal qualidade do grupo, que é a originalidade dentro de um universo em que quase tudo é repetição. Não há virtuosismo nem grandes apuros técnicos, mas como eles próprios já disseram: ninguém sabe errar como o Radiohead."

Texto de Carlos Dalla Jr.

01 - Planet Telex
02 - The Bends
03 - High and Dry
04 - Fake Plastic Trees
05 - Bones
06 - Nice Dream
07 - Just
08 - My Iron Lung
09 - Bullet Proof...I Wish I Was
10 - Black Star
11 - Sulk
12 - Street Spirit (Fade Out)

BAIXE AQUI "THE BENDS"!!!

Nenhum comentário: