terça-feira, 10 de novembro de 2009

2009 - Ligiana - De Amor e Mar


Aproveitando o gancho da postagem anterior, apresento a vocês Ligiana: uma artista que canta com sentimento e alma, assim como Nelson Sargento gosta que suas músicas sejam cantadas. Ela é uma brasiliense com pitadas de paulista e alma de cigana que atravessou longos mares (com perdão do trocadilho!) até chegar a este disco.
Morou na Holanda, onde estudou canto barroco, ficou cansada dessa vida dura dos conservatórios (confesso que achei meio estranho associar vida dura à Holanda, pois só penso em Amsterdan, Heineken e nos girassóis de van Gogh, mas parece que o pessoal leva muito a sério essa história de canto barroco por lá... rs) e partiu para a Itália, onde felizmente "se encontrou" com a música popular brasileira, fez shows e consolidou essa relação nos últimos 3 anos, quando morou em Paris. No meio de todo esse turbilhão, Ligiana ainda escreveu uma tese de doutorado sobre ópera barroca veneziana pelas Universidades de Tours e de Milão.
"De Amor e Mar" é um disco que tem como base o samba e passa pelo choro, tudo isso com influências do jazz. O repertório é repleto de músicas não tão conhecidas assim, mas de cantores consagrados. Destaque para "Só se não for brasileiro nessa hora" (não consigo não ficar embasbacado ao ouvir a belíssima intro do Marcelo Pretto), "Eu quero é botar meu bloco na rua" (de Sérgio Sampaio), a autoral "Onda", "Consideração" (de Cartola) e por aí vai...
O disco conta com participações especialíssimas de Hamilton de Holanda, Philippe Baden Powell, Marcelo Pretto, Tom Zé etc...
No meio de um monte de cantoras "sem alma", Ligiana entra no time de Mariana Aydar e cia ltda. Só posso desejar sucesso e discos cada dia mais belos!

01 - Conselheiro
02 - Consideração
03 - Se
04 - Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora (part. Marcelo Pretto)
05 - Onda
06 - Canto Do Caboclo Pedra Preta
07 - Festa No Olhar
08 - Queda Por Um Samba
09 - Chorando Baixinho
10 - Pandeiro Do Brasil
11 - Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua (part. Tom Zé)

BAIXE AQUI "DE AMOR E MAR"!!!
Para mais informações sobre Ligiana, acessem o MySpace dela!

5 comentários:

Silvia Badim disse...

lindo disco. Ligiana me surpreendeu, pela beleza musical, swingue e leveza do disco.

Uma Música Por Dia disse...

a capa também é linda!

Tuca Magalhães disse...

Oi!
Valeu a visita..aliás já havia te lincado porque sempre venho por aqui.
Apareça sempre por lá que o blog é nosso!
Um abraço,

Osly disse...

Muito bom o disco! Valeu pela dica, a versão de quero botar meu bloco na rua é, me perdoe o palavreado, absurdamente foda... Inté.

Uma Música Por Dia disse...

kkkk! Maneiro que gostou!!
Abração