sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"A MÚSICA"

"Para Franz, é a arte que mais se aproxima da belesa dionisíaca concebida como embriaguez. Dificilmente nos aturdimos com um romance ou um quadro, mas podemos nos inebriar com a Nona de Beethoven, com a Sonata para dois pianos e percussão de Bartók, e com uma canção dos Beatles. Franz não faz distinção entre a música erudita e a música ligeira. Essa distinção lhe parecia hipócrita e ultrapassada. Gostava igualmente do rock e de Mozart.
Para ele, a música é libertadora: ela o liberta da solidão e da clausura, da poeira das bibliotecas, e lhe abre no corpo as portas por onde a alma pode sair para confraternizar. Gosta de dançar e lamenta que Sabina não compartilhe com ele essa paixão."

Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser


A partir de hoje o blog entra num breve recesso de duas semanas, o blogueiro tirará férias e só vai querer saber de praia, Bahia, Rio de Janeiro e outras coisas mais...
Resolvi fazer diferente e não postar discos, mas transcrever um trecho deste interessante livro e colocar links com a Nona de Beethoven e uma canção dos Beatles!
Muito obrigado a todos pelos crescentes acessos e comentários que engrandecem nossa prazerosa brincadeira!
E até breve...

3 comentários:

nilson araujo disse...

Praia, Bahia e Rio.. Descanso que é bom (será?) nem pensar.
Curta adoidado!

Natália M. disse...

Aproveite bem as férias! Mas volte a atualizar o blog assim que possível :)
Não dá pra ficar sem uma música por dia!

Anônimo disse...

isto e nao tem nada de jeito a te o meu e da minha turma e milhor