sexta-feira, 23 de julho de 2010

1998 - Batatinha - Diplomacia


Neste mês que a música sofreu uma grande perda (Paulo Moura), vale a pena lembrar um registro histórico que considero da maior importância para a MPB.
Batatinha, sambista baiano da mais alta qualidade, não fosse este emocionante registro, morreria no ostracismo. Explico: numa conversa sobre música baiana, Jota Velloso e Paquito chegaram ao nome deste e concluíram que ele era um músico da mais alta qualidade que não tinha o seu valor reconhecido pelo grande público.
O resultado do bate-papo foi a decisão de produzir um disco do Batatinha. Os dois produtores foram atrás do artista e o encontraram abatido, com uma grave doença (confesso que não sei qual era). Combalido, porém não entregue!
Batatinha logo abraçou o projeto e entrou em estúdio. Dizem que chegou a faltar sessões no médico para poder gravar. O sambista, infelizmente, não teve tempo de ouvir o disco finalizado. O trabalho conta com participações de Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso entre outros e é de profunda beleza. Arranjos limpos, samba inspirado e cheio de alma.
Destaque para Conselheiro, um dos sambas que mais gosto (que foi gravado pela Ligiana e tem aqui no blog)! Batatinha interpreta com todo o coração e podemos perceber seu estado de fragilidade. Ministro do Samba é comovente não só pela música, mas pela declaração de carinho e respeito que o artista faz a Paulinho da Viola.
Detalhe: o desenho da capa é de ninguém menos do que Carybé!

01 - Depois Eu Volto
02 - Conselheiro
03 - Direito de Sambar
04 - Prá Todo Efeito (com Caetano Veloso)
05 - Bebê Diferente
06 - De Revólver Não (com Batatinha, Nelson Rufino, Valmir Lima, Edil Pacheco, Riachão)
07 - Hora da Razão
08 - Bolero
09 - Imitação (com Gilberto Gil)
10 - Jajá da Gamboa
11 - Ministro do Samba
12 - Ironia (com Jussara Silveira)
13 - Zé de Loca
14 - Toalha da Saudade (com Chico Buarque)
15 - Diplomacia / Só Eu Sei
16 - Bolero (com Maria Bethânia)
17 - Foguete Particular

BAIXE AQUI "DIPLOMACIA"!!! (Rapidshare)
BAIXE AQUI "DIPLOMACIA"!!! (MegaUpload)

PS1: Meu sincero agradecimento à Clara Pignaton, que não só apresentou-me o Batatinha como gravou um DVD com este e outros discos mais que em breve pintarão aqui no blog!!
PS2: Deixarei nos comentários alguns depoimentos de artistas sobre o Batinha!

8 comentários:

Uma Música Por Dia disse...

"Gosto de Batatinha, como gosto da luz da lua, do som do tamborim, do samba em tom menor, das coisas tristes e simples. Batatinha pra mim, é uma pessoa rara, um artista"

Maria Bethânia

Uma Música Por Dia disse...

"Olá Batata, qual a novidade? E Batatinha, um simples cidadão de Salvador, gráfico, casado, pai de muitos filhos, alisa a cabeça branca e sorri. Apanha a caixa de fósforo e desfia seu rosário - é assim que se diz no samba - para a felicidade daqueles que têm o privilégio de estar perto dele e conhecê-lo. Eu o coloco ao lado de um Nélson Cavaquinho e um Cartola, no nível da poesia popular mais pura. Digno representante do samba mais vedadeiro que conheço"

Paulinho da Viola

L. disse...

estamos em contato!
beijos.

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem!
Consegui há uns dois anos, tbm pela internet, uma coletânea e Toalha da Saudade de 76, depois disso mais nada. Obrigado.

Uma Música Por Dia disse...

Anônio, se não me engano o Batatinha tem 4 discos gravados e só!
L., estamos em contato e em breve visito teu blog!
abração

Unknown disse...

Obrigada por esse post!
Q disco lindo!!!!
;)

Gustavo disse...

Parabéns pelo blog. Ontem tive a honra de apresentar um documentário sobre o Batatinha na Casa do Brasil de Munique (www.casadobrasil.de), além de tem um ótimo bate papo com um dos filhos dele, Carlos Batatinha, que nos presenteou com muitas histŕias sobre o sambista.
Existe um CD, gravado pela TV Cultura que é muito bom, pois além das músicas tem entrevistas.

Anônimo disse...

Olá, sou grande fã de batatinha e não encontro nenhum cd para baixar, os links que você colocou estão indisponiveis. Será que poderia coloca-los novamente? Desde já agradeço.