terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rapidshare pode fechar após decisão de tribunal

O futuro do popular serviço de hospedagem de arquivos Rapidshare é incerto após a determinação do tribunal alemão, que exigiu que seus responsáveis encontrem meios de coibir a pirataria de músicas que assola seus servidores.

O processo que originou a decisão foi aberto pela GEMA (Gesellschaft für musikalische Aufführungs- und mechanische Vervielfältigungsrechte), organização alemã semelhante à RIAA. Para o juíz do tribunal de Düsseldorf o site deve ser responsabilizado por materiais que violem os direitos autorais, conforme noticiou o site BetaNews.

Diferentemente de outras decisões, neste caso o tribunal determinou que não bastará ao site excluir os arquivos ilegais enviados por seus usuários: os responsáveis deverão tomar medidas preventivas para que nenhum arquivo assim sequer seja disponibilizado, algo que só poderia ser feito através de verificação manual, o que pode se provar inviável.

Para o site TechCrunch, a decisão ainda pode abrir precedentes para outros processos contra sites semelhantes, então é provável que em breve diversos serviços de compartilhamento fechem suas portas aos usuários alemães, e é possível ainda que outros grupos como a GEMA e a RIAA tentem obter resultados semelhantes em outros países contra estes tipos de serviços.


-----------------------------------------------------

É pessoal, esta é uma péssima notícia para nós blogueiros, leitores de blogs e usuários do rapidshare.
A solução será usar sites alternativos, mas não sei se eles são tão bons quanto o rapidshare.
Outro problema é que a maioria dos blogueiros utiliza o rapidshare, então grande parte do acervo destes blogs estará perdida. No caso deste que vos fala, o prejuízo será total. Se isso de fato acontecer, com o tempo transfiro os arquivos para outros servidores.
Vamos cruzar os dedos e torcer por uma pizza sabor chucrute!

3 comentários:

Anônimo disse...

Sei não... Eu acho que esse problema é só pro rapidshare.de
Se for pro rapidshare.com tb a gente acha outro site!

Anônimo disse...

essas decisões nunca resolverão o problema, sempre vai pintar uma nova forma de compartilhar arquivos.
foi assim com o napster e tb será com o rapidshare!

Anônimo disse...

Malditos alemães!!!
Aposto que tem um dedo pomerano nesta história!
Malditos pomeranos!!!