sexta-feira, 8 de julho de 2011

1984 - Zizi Possi - Dê Um Rolê


Dia desses estava a passear por blogs de música e encontrei este disco que para mim é repleto de recordações (acho que este era um dos preferidos de minha mãe, impossível olhar pra esta capa e não pensar em tempo não tão distante - ao menos de minha memória afetiva - de música alta e casa cheia). A curiosidade em ouvir álbum que embalou minha infância e descobertas musicais foi imensa e imediatamente fui baixá-lo.
A faixa de abertura já entrou como furacão e misturou lembranças, impressões e invenções do que sou, gosto e admiro. "Dê Um Rolê" é das músicas dos Novos Baianos mais marcantes para mim, a forma torta, rasgada e autêntica de exprimir maneira particular de amar é para mim quase autobiográfica. Em meio a toda textura pop oitentista ainda há resquícios do rock'n'roll desesperado dos anos setenta em algumas canções. Arrisco dizer que o excesso de teclados (as vezes um tanto cafonas no meio do LP) nos arranjos do disco talvez seja responsável por meu inexplicável encanto com teclados, pianos, pianos holz e afins. Fato que muitas palavras e melodias ficaram registradas em nosso inconsciente e aqui não seria diferente.
Destaque para a interpretação intensa, autêntica, sedutora e firme em "Lábios", que considero o ponto alto deste trabalho. Teria isso a ver com o momento que ela vivia?
Para quem quiser ler um texto que explica (bem) melhor o disco e seu contexto, recomendo este texto do Sidney Rezende.

01 - Dê Um Rolê
02 - Lábios
03 - Depois Me Diz
04 - Papel Marché
05 - Pássaro Sem Ninho
06 - Cigana Nuvem
07 - Febril
08 - Luiza
09 - Nobreza
10 - Brilho Louco

Nenhum comentário: